segunda-feira, junho 04, 2007

Conjunto

As malas semi-feitas, os olhos postos num horizonte que também já não existe. A hesitação. Ainda, e sempre, a hesitação. Para trás, o sonho que um dia também foi meu. Meto as malas no carro. Lembro-me que me esqueci do vestido amarelo. Não volto atrás para o ir buscar. Os cães aproximam-se para se despedir. Se ficasse, agora, seria por eles. Por estes olhos tristes que não percebem. Sento-me no carro, fecho a porta, ligo o motor. O portão está à minha frente, à espera. E eu preciso de me encontrar, e por isso vou. Nem por estes olhos tristes poderei ficar, se ficasse agora toda esta luta ficaria por ganhar. Passo o portão e olho uma última vez pelo retrovisor. Penso nos dias passados, nas...
(E eu vou, vou contigo ou sozinho, mas vou... sempre)
...tardes cor-de-laranja, no barulho das folhas das àrvores, e os sorrisos. Levo-os todos na mala, junto do vestido amarelo...
Nunca poderei olhar nos olhos daqueles que me poderão fazer ficar, porque sei que à mínima hesitação, eu fico por isso não me deixo fracassar e sem mesmo olhar os que deixo, caminho. Mantendo os olhos no horizonte inexistente que desenho a cada segundo...
E eu... respiro profundamente, fecho os olhos por segundos e sei que irei na direcção certa, ao passar aquele portão. A verdade está no horizonte à minha frente.
E o horizonte tem a mesma cor dos olhos que vejo reflectida em ti, quando sorrias de felicidade por eu estar a entrar naquele portão...
E eu... Parto. Resoluta. Decidida. Sem me despedir de ti, sem me despedir do lugar, dos vizinhos, sem me despedir sequer dos cães de olhos tristes. Um dia vou pensar que fui feliz aqui e não mais regressarei a este lugar onde mais tarde julgarei que fui feliz. Quanto a ti, meu querido, recordarei sempre os teus olhos melancólicos, o olhar de cãozinho abandonado, o teu ar sorumbático, e se estiver escrito sei que me voltarei a encontrar contigo noutra volta do caminho.Parto, pois. De olhos postos no horizonte :)
Viajar é preciso. Para isso foram feitas as solas dos pés:Para percorrer vastas distâncias desconhecidas.E tendo-as percorrido, estes nossos bravos Revestimentos, calejados, podem entãoVoltar pra casa afinal apazigüados. E para viajar também foram feitos os olhos: Para vasculhar amplos horizontes alheios. Tendo-os minado, estes nossos duplosMirantes, deslumbrados, afinalRegressam prontos para o sono verdadeiro.Mas para isso, é preciso viajar.E é por isso também queHá que se lançar o coração bem longeFeito rede de pesca, guardando na mão cerradaApenas um punhado. Largar o resto À deriva. Ele talvez se arrebente,Ou talvez algo se emaranhe nele.Enfim. Para que volte quem sabeUm pouco mais sábio.Um coração viajante não é indeciso.Viajaré preciso. (poema de lavinia saad)
Nunca mais eu vou voltar Essa estrada é meu destinoVou seguir a minha vida Vou achar o meu lugarLouco pra viver em paz Eu procuro paraísosEm lugares esquecidos em viagens ao luarEu vi a cor Sonhos e sei de cor O que é melhor pra mimA vida me fez desse jeito O mundo é tão imperfeitoPouca gente tem o direito a ser felizO tempo passa de repente Felicidade urgentePara todos, para todos nósQuero te fazer feliz, Quero ser feliz tambémCom você tá tudo bem, tá tudo bemNão vou mais olhar prá trás No caminho do infinitoEncontrei uma razão e me perdi no teu olhar Eu sempre quis muito maisMais do que era preciso quis milagres absurdosE delírios de prazerLá, lá, lá :)
... volto, roubo-me ao vestido amarelo, findo o último fósforo na chama que os engole, retoco o lábio pacientemente, execro a fuga, sento-me sobre o velho divã, cinzas pulmão a dentro, amarelo celsius.
(obrigada a todos!)

12 comentários:

Lídia disse...

A partida é sempre difícil... o pior vem depois. Bj

un dress disse...

venda os olhos. com fita amarela.

penso que serás feliz assim.




beijO*

Letras de Babel disse...

mas que idéia tão cool...

que pena ter perdido. fico para a próxima.


_____________


beijos

A disse...

no fundo, postos a pensar juntos chegamo muito mis longe!

Momentos Inolvidáveis disse...

olá... deixei-te um desafio no meu blog...

kiss

Lord of Erewhon disse...

O Pessoa também se queixava do mesmo... e os caixeiros-viajantes... :)=

Anónimo disse...

estrada ...a deriva.

emilia

Mar Arável disse...

O MELHOR DE TODAS AS VIAGENS É A PARTIDA - A VIAGEM NEM POR ISSO

Aestranha disse...

Bela ideia e o texto ficou lindíssimo. Este blog é bastante interessante... Voltarei!

Beijos

Pollan disse...

Genial!

ficou lindo e cheio de sentimentos.


beijos.

un dress disse...

bOm.dia!! :)




beijO

Anónimo disse...

Vais deixar o blog?